segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bares e Tinto Brass

Há pouco vi uma reportagem no canal 6 sobre uma festa qualquer num bar aqui da região. Além de ver alguns conhecidos sem ter que estar com eles e saber o que algumas pessoas com as quais me vou cruzando na rua fazem para ganhar dinheiro, lembrei-me de quando saía à noite, da mancha uniforme e sexual da personagem mulher e das coisas que andam para um lado e para o outro que teimam em continuar a ser a personagem homem. Mas se esta última personagem é deveras interessante, o que queria é falar da personagem feminina, recheada de sinais e apontamentos que, pelo menos a mim e à minha interpretação muito particular dos seus filmes, transportam-me para o universo do sr. Tinto Brass, mas em vez de ser em Itália é aqui mesmo, "perto de si" e com uma estética local. A ênfase ao traseiro bem como outros indícios físicos e indumentárias que nos levam numa viajem-fantasia sobre o corpo nu das mesmas e de uma série de visões sobre experiências sexuais, de que gostaríamos nós (ou eu!), tivessem lugar num contexto igual ao dos filmes. De facto esta viagem pode levar-nos (estou aqui a usar o plural para desviar uma bocado as culpas de mim mesmo :P) a outros universos, lembro-me por exemplo de Larry Clark e Walerian Borowczyk, mas não sei bem porque, tenho sempre mais vivas as imagens que dos trás o Sr.Tintol.
Contudo não é preciso muita interacção com essas personagens da mulher e homem, para perceber que o sexo para eles é mais do género do que se vê nos reality shows e nos filmes porno da treta que abundam hoje em dia. Parece ser ainda fechado a um parceiro que se pretende fixo ou mais ou menos fixo, e pior que isso, limitado a gestos que são interpretados em forma de manual, e que chegam até nós por intermédio de telenovelas, filmes de 'amores' que passam na tv aos fins-de-semana ou no cinema e ainda preconceitos incutidos, pelo que vejo, maioritariamente por aquele conjunto de pessoas que se denomina de família.
Para a personagem da mulher e do homem que habita os bares, pelo menos aqui da região (que são os que conheço melhor), tem apenas uma forma e infelizmente para eles não vem já com banda sonora. Até nem é bem sexo enquanto prazer, é mais uma questão de controlo e imagem social, é para a personagem mulher ter algo, mais concretamente um problema comum ( = os homens só querem e pensam em sexo), com as outras personagens do mesmo género. Assim vai-se toda a gente identificando e mantêm pelo menos uma ressonância que os une.
Vendo as coisas assim, mesmo sabendo que não são sempre assim, prefiro voltar a fantasiar sobre o universo do sr. Tinto Brass.

Sem comentários: